3 de maio de 2011

Filé de Badejo à Eoliana - prato principal

INGREDIENTES
4 filés de badejo
400g tomate pelado
100g azeitona verde sem caroço
1 colher de sopa de alcaparras
2 dentes de alho
4 folhas de manjericão
2 talos de cebolinha francesa
1 colher de café de oregano
4 colheres de sopa de azeite extravirgem
sal
pimenta do reino preta

MODO DE PREPARO
Descasque os dentes de alho e corte em laminas finas. Lave e seque as folhas de manjericão e os talos de cebolinha e pique finamente.
Enxágüe os files e seque em papel absorvente. Abra 4 pedaços de papel manteiga, pincele com 2 colhes de sopa do azeite e coloque um file no centro de cada folha. Tempere com sal e pimenta e salpique os tomates em pedaços, as azeitonas inteiras, as laminas de alho, as ervas o orégano e as alcaparras dessalgadas em água fria e escorridas.
Regue com o restante do azeite, feche os envelopes, fechando bem as bordas. Asse por cerca de 20 minutos a 200°C. Quando prontos, servir bem quente no envelope.

Rendimento: 4 porções         Tempo de preparo: 15 minutos e 20 minutos de forno

Propriedades Nutricionais:
BADEJO
Carne magra, rica em proteínas.
TOMATE
Rico em licopeno que é antioxidante, previne o envelhecimento e é boa para a próstata.
AZEITONA
A azeitona possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentar o bom colesterol no organismo. Possui as seguintes vitaminas: A, C, B1 e B2.
Possui também sais minerais, tais como, fósforo, potássio, sódio e silício.
ALCAPARRAS
Este saboroso tempero tem como princípio ativo o ácido cáprico, que possui uma ação estimulante do apetite e auxilia a digestão. Os botões de suas folhas são ricos em cálcio, ferro, fósforo, óleo essencial semelhante ao da mostarda, sódio, vitaminas e componentes químicos como os flavonóides. São atribuídas às alcaparras algumas propriedades medicinais, já que ela é adstringente, antiespasmódica, diurética, tônica, aperitiva e vermífuga. Quanto aos seus valores energéticos, 100 gramas de alcaparras fornecem 35,2 calorias. Pessoas hipertensas devem consumi-las com moderação, pois geralmente são conservadas no sal.
ALHO
Possui vitamina A, C, B2 e B6, aminoácidos e sais minerais. É bom para o coração. Tem poder antiinflamatório, expectorante, antigripal, desinfetante, anti-séptico e vermífugo.
AZEITE EXTRAVIRGEM
Possui ácidos graxos monoinsaturados, que fazem aumentar o colesterol bom HDL e diminuir o colesterol ruim LDL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário