3 de maio de 2011

Pudim de Cuscuz Marroquino com Ameixa - sobremesa

INGREDIENTES
150g cuscuz marroquino
500ml leite integral
6 colheres de sopa de açucar refinado
1/2 fava de baunilha
3 ovos
raspas de 1 limão
200g ameixa
1 colher de sopa de manteiga 



MODO DE PREPARO
Em uma panela, ferva o leite com 4 colheres de sopa de açúcar, a baunilha e o zester do limão. Acrescente 120 gramas de cuscuz e meia colher de sopa de manteiga. Deixe cozinhar em fogo baixo mexendo sempre ate absorver completamente o liquido.
Lave as ameixas amarelas, divida ao meio e retire o caroço. Reserve alguns gomos para a decoração e corte o restante em cubos pequenos. Incorpore-os ao composto de cuscuz, junte também as gemas uma a uma e por fim as claras em neve (batidas bem firme) delicadamente.
Unte 4 forminhas de pudim com a manteiga restante, salpique o fundo com o cuscuz restante, encha-as com o composto e leve ao forno em banho Maria a 180°C por 30 minutos.
Esquente 3 colheres de sopa de água e dissolva o açúcar restante em fogo baixo. Mergulhe os gomos de ameixa separados para a decoração nessa calda por alguns minutos e apague o fogo.
Retire os pudins do forno, deixe amornar, desenforme e sirva com as ameixas em calda.

Rendimento: 4 porções                          Tempo de preparo: 20 minutos e 45 minutos de forno

Propriedades Nutricionais:
CUSCUZ MARROQUINO
O cuscuz marroquino é feito da farinha de semolina. O cuscuz integral é rico em fibras e é muito saudável, possui também, carboidratos e proteínas.
LEITE
Rico em cálcio, muito importante para os ossos.
FAVA DE BAUNILHA
Tem propriedades excitantes. Estudos têm indicado que a baunilha vem tendo certo sucesso no favorecimento da digestão, no combate de afecções uterinas nervosas, diarréias, espasmos, esterilidade, flatulência, impotência, melancolia histérica, reumatismo crônico e admiti-se ser uma planta afrodisíaca, anti-séptica, digestiva, estimulante, anti-espasmódica e emenegoga.
AMEIXA
Tem propriedade laxativa, possui vitamina do complexo B (boa para a pele e reumatismo), vitamina C e potássio. A ameixa amarela é mais doce e mais energética e possui mais proteína que as outras ameixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário